S. Sebastião investe meio milhão para reanimar economia local

A Junta de Freguesia de S. Sebastião, no âmbito das suas competências e considerando o atual cenário de crise devido à pandemia, investiu, desde março, 160 mil euros em obras e prevê ainda o lançamento de empreitadas no valor de 340 mil euros, totalizando uma injeção de 500 mil euros na economia local, até ao final de 2020.

Preocupado com as atuais circunstâncias causadas pela pandemia Covid-19, concretamente o aumento do desemprego e dos problemas socioeconómicos, o executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, cumprindo as orientações da Assembleia de Freguesia, decidiu incrementar o investimento público para revitalizar a economia local.

Dentro no quadro de competências delegadas pelo município à Junta de Freguesia, que abrange a execução de obras de requalificação, conservação e manutenção do espaço público, assim como de reparação do parque escolar, foram ampliadas as verbas alocadas ao investimento público, que neste momento constitui uma grande fatia do orçamento para 2020.

Desde março, já foram lançadas empreitadas no valor de 160 mil euros, investido na requalificação e manutenção do parque escolar (55 mil euros) e na execução de intervenções na via pública (106 mil euros), incluindo a aquisição de matérias primas e de mobiliário urbano.

Até ao final de 2020 prevê-se o investimento de mais 340 mil euros, entre obras no espaço público e nas escolas básicas e ainda na edificação de um auditório, empreendimento cujo concurso deverá ser lançado a breve prazo. A construção deste novo equipamento, que servirá sobretudo para acolher iniciativas da comunidade escolar e do movimento associativo, reflete um investimento de 250 mil euros.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião esclarece que embora a realização de alguns destes investimentos já estivesse prevista para este período, muitos foram antecipados e outros são fruto da reorientação de prioridades do executivo que pretende com esta decisão ajudar a alavancar a economia local e promover uma redução do número de desempregados e de trabalhadores em regime de lay-off, uma estratégia que “vai beneficiar as famílias e minorar as dificuldades sentidas pelo tecido empresarial da região”.

No total, a Junta de Freguesia de S. Sebastião vai investir meio milhão de euros, ultrapassando largamente o aumento inicialmente previsto no compromisso assumido perante a Assembleia de Freguesia, fixado nos 55 mil euros, no sentido de dinamizar a retoma da economia local.

Esta medida integra um conjunto de ações que a Junta de Freguesia de S. Sebastião concretizou ao longo dos últimos meses, no âmbito do combate à pandemia, tais como o apoio direto às famílias, através da entrega de bens essenciais e medicamentos, distribuição de máscaras, etc.; apoio financeiro e doação de material de proteção a Instituições Particulares de Solidariedade Social; apoio financeiro suplementar ao movimento associativo; reforço da limpeza e desinfeção da via pública e das escolas básicas; entre outras.