Autocarro da freguesia faz 229 viagens ao serviço da comunidade

Durante o ano de 2018, a Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) disponibilizou transporte coletivo a mais de 7 mil pessoas de dezenas de instituições, num total de 229 deslocações.

Desde 2015 que a JFSS intensificou o apoio no transporte prestado à comunidade, graças à aquisição de um autocarro, de 55 lugares, que desde então tem sido muito requisitado por diversas instituições da cidade.

Só em 2018, a viatura, decorada com aguarelas do artista António Jaleca, percorreu 28.475 mil quilómetros em 229 serviços, 76 dos quais foram prestados à comunidade educativa, com o transporte de mais de 2500 pessoas. Já o movimento associativo usufruiu deste apoio mais de meia centena de vezes, para a deslocação de cerca de 1400 pessoas. O autocarro foi ainda facultado 39 vezes para transportar mais cerca de 1500 participantes de atividades promovidas por outras entidades.

Estas cedências de transporte por parte da JFSS têm sido cruciais para o desenvolvimento de atividades promovidas pelas instituições, com particular ênfase nos agrupamentos de escolas e nas coletividades, viabilizando, desta forma, as suas ações junto da comunidade.
Além de prestar apoio às atividades dinamizadas por entidades externas, a Junta de Freguesia usa frequentemente a sua viatura de transporte coletivo de passageiros no decurso do plano de atividades próprio. Neste âmbito, o autocarro foi utilizado 63 vezes pela autarquia, incluindo 27 durante os Campos de Férias Jovens e 36 noutras ações abrangidas, maioritariamente, pelos projetos dedicados aos seniores (passeios, colónia de férias, “Sénior Tradições”) e pelo “S. Sebastião Mexe Comigo”.

As viagens realizadas em 2018 refletem um custo de 22.260 euros. Desse valor, 21.312 euros foram comparticipados pela JFSS, sendo que às instituições coube apenas o pagamento de 948 euros.

A Junta de Freguesia de S. Sebastião vai continuar a prestar este serviço à comunidade, suportando, na medida das suas possibilidades, os encargos inerentes, dando assim um contributo importante para possibilitar a realização das atividades organizadas pelas diversas instituições que proporcionam momentos de cultura, desporto e lazer à população.