No dia 9 de novembro de 2014, os autarcas de freguesia realizaram um Encontro Distrital no Instituto Politécnico de Setúbal.

Perante dirigentes nacionais da estrutura associativa que os representa, a ANAFRE, apresentaram as suas ideias para o presente dos órgãos de poder local, manifestando as dificuldades sentidas no quadro da nova realidade imposta pela lei.

No decorrer do Encontro foram abordadas as situações de asfixia que os cortes sucessivos no Orçamento de Estado no financiamento para as Freguesias têm causado a estes organismos do poder local democrático, prevendo-se a redução de verbas consideradas e disponibilizadas nos documentos contabilísticos que suportam as grandes opções do plano, exigindo ainda maior rigor e critério no domínio financeiro no capítulo do desenvolvimento de atividades nas áreas de intervenção da competência das Juntas de Freguesia.

Os autarcas sublinharam a vontade de reposição das freguesias, apontando algumas ações de luta previstas para o próximo ano civil, no qual se realizará o Congresso Nacional da ANAFRE.