Apresentação das Festas e homenagem aos Xutos

O Pavilhão Multiusos do Parque Urbano da Quinta da Marialva apresentou-se, no domingo, 25 de março, com casa cheia para a apresentação oficial das Festas de Corroios de 2018 e para homenagear os Xutos & Pontapés. O desenrolar do evento esteve à altura das melhores expetativas. Num dia de realização da Feira Mensal das Atividades Económicas (agora no seu sétimo ano de existência), a população acorreu ao parque e ao pavilhão para participar de forma entusiasta no anúncio do programa das Festas e render homenagem àqueles que sempre disseram “presente!”, a banda Xutos & Pontapés.

Na mesa, o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, os Xutos e o Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa. Perante numeroso público, e acompanhadas pelos seus professores, atuaram as crianças da Escola Básica de Santa Marta de Corroios e do Jardim de Infância de Vale de Milhaços, repetindo alegremente a coreografia que haviam apresentado no desfile de Carnaval das Escolas, numa homenagem aos Xutos e ao Zé Pedro, para sempre no coração de todos.

No uso da palavra, Joaquim Santos sublinhou o investimento do município na área da cultura, por todos reconhecido, nomeadamente com a atribuição ao concelho do Seixal do prémio da “Melhor Programação Cultural Autárquica” da Sociedade Portuguesa de Autores, um reconhecimento que estende “ao movimento associativo, às juntas de freguesia e a todos os que fazem cultura no concelho”. No que se refere às Festas de Corroios, agradeceu à Junta de Freguesia de Corroios, ao executivo, e ao seu presidente, bem como a todos os que contribuem para que as mesmas hoje “um dos maiores eventos culturais a sul do país”. Referindo-se Aos Xutos e Pontapés, fez questão de salientar a importância que têm tido junto dos jovens, “acompanhando o seu crescimento enquanto pessoas”. “A cultura do nosso país precisa dos Xutos e por isso vamos homenageá-los”, acrescentou.

Em breves palavras e em nome dos Xutos e Pontapés, Tim agradeceu especialmente “às crianças e a quem as preparou”, mas também a toda a população de Corroios e do Seixal. “Espero que todos reconheçam a importância de ter um recinto como este”, onde se mostra, afirmou, “o que de melhor se faz no país”. O público aplaudiu de forma sentida e prolongada a referência de Tim a Zé Pedro.

Antecedendo a revelação do programa musical das Festas, Eduardo Rosa teve palavras de agradecimento para o movimento associativo, tecido empresarial, parceiros, comissão de festas, executivo da Junta de Freguesia e, de modo especialmente caloroso para com trabalhadores e funcionários da Junta, mas também da Câmara Municipal. Destacou o objetivo primordial de servir a população, que orienta a ação da Junta de Freguesia de Corroios, muitas vezes, “fazendo muito com pouco”. Ao serviço da população estão também o Parque Urbano da Quinta da Marialva, um “todo um pavilhão a céu aberto”, nas suas palavras.

Anunciado o programa das Festas de Corroios 2018, foi a vez de o público presente acompanhar os Xutos rumo ao sítio onde ficou a escultura de homenagem, uma obra coletivamente concebida e executada, no anfiteatro das Festas Populares de Corroios, doravante chamado “Anfiteatro Xutos & Pontapés”.